sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Após ação de vereadores, Senador de MT pede reparo imediato da BR 174

Depois da publicação dos vídeos em rede social pelo os vereadores do município de Juruena, parlamentares Diogo Orben e Nadir Pedroso, o Senador Wellington Fagundes do PL /MT pediu que a Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de Mato Grosso, tome providências para garantir a normalidade de trafegabilidade na rodovia.

Para os parlamentares de Juruena, Diogo Orben e Nadir Pedroso, agradecemos os reparos, mais a reivindicação é para dar ordem de serviço para empresas nos 4 trechos licitados.
Os vereadores lembram ainda que a recuperação e manutenção da BR 174 é apenas paliativos, o que nós iremos continuar lutando pelo asfaltamento da mesma.

De acordo com assessoria do Senador Wellington Fagundes,  o ofício foi encaminhado pelo parlamentar ao Superintendente Regional do Dnit, Orlando Fanaia, a BR 174 encontra-se em “situação precária, com diversas pontes, no trecho que interliga os municípios de Castanheira a Colniza, em estado crítico e poderão comprometer a fluxo de veículos a qualquer momento”.



A situação das pontes, relatada ao Dnit pelo senador Wellington, requer que sejam feitos reparos urgentes para que não afete a segurança e a trafegabilidade dos usuários. “Recebi fotos e vídeos comprovando a necessidade de restauração das pontes. Se nada for feito imediatamente, o tráfego corre o risco de ser interrompido”, prevê o parlamentar.

Em contato com o Dnit, o diretor de Engenharia, Laércio Pina, explicou que a situação já é de conhecimento do órgão, que, inclusive, já enviou equipe à região para fazer um levantamento detalhado não só das pontes, mas de qualquer outro ponto da rodovia que precise de uma ação imediata. Segundo Pina, o Dnit deve fazer a contratação emergencial de serviços de restauração das pontes e outros pontos críticos da rodovia.

Ainda segundo o diretor de Engenharia, os reparos necessários deverão começar nos próximos dias, o que inclui a recuperação de todas as pontes de madeira ao longo da rodovia.

Esse trabalho deve contar com a parceria de prefeituras da região, como é o caso de Juruena, que vai restaurar algumas dessas pontes.

O senador Wellington Fagundes lembra que o governo federal tem projeto para pavimentação da BR 174 e, para isso, estão sendo ouvidas as lideranças indígenas, ação necessária para a realização de estudos de componentes indígenas que precede a licença ambiental da obra. “O plano é fundamental para o licenciamento ambiental da obra e deve ouvir todos povos indígenas que serão afetados pela pavimentação da BR-174”, lembra o senador.

O plano de trabalho envolvendo os indígenas começou a ser apresentado ao povo Rikbatsa no início de julho e a pavimentação é fruto de convênio assinado entre a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

DN Notícias com  Assessoria

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